Conduta no ambiente corporativo
Fuja de constrangimentos e gafes no ambiente corporativo seguindo regras básicas de etiqueta. Evitando assim se destacar por motivos de conduta equivocados e inadequados.
Ainda que existam empresas que adotem um ambiente mais descontraído como forma de tornar seus funcionários mais confortáveis e produtivos, ter em mente noções de etiqueta no trabalho é essencial.
Para ajudar os profissionais a manter a conduta no ambiente corporativo e fugir de constrangimentos ao longo da carreira, confira abaixo algumas regrinhas de bem conduzir-se:
- Mantenha o respeito
Tenha em mente ‘trate os outros como gostaria de ser tratado’ é regra básica de sobrevivência em todo e qualquer ambiente. - Respeite a privacidade alheia
Não invada ou force sua entrada na privacidade de colegas de trabalho. - Seja pontual
Organize-se com antecedência para fugir de possíveis atrasos no seu dia a dia. - Tenha bom senso ao se vestir
Roupas discretas e mais sérias são melhores para o ambiente de trabalho. Caso sua empresa adote o uso de uniformes, mantenha-os higienizados seguindo o modo de lavar e passar conforme a etiqueta do produto. - Tenha boa vontade
Ser solícito e ajudar seus colegas de trabalho pode render pontos para a sua imagem profissional. E é claro você irá aprender muito mais. - Cumpra suas obrigações
Respeite prazos e cumpra as suas obrigações no dia-a-dia de trabalho, evitando perder tempo com assuntos pessoais. - Cuidado com o tom de voz
Falar alto demais ou o tempo inteiro são atitudes mal vista no ambiente corporativo. - Atenção com o olfato alheio
Cuidado com o estilo e a quantidade de perfume usada. - Seja bem-educado com clientes e colegas
Ser simpático e educado, pedindo licença ao entrar na sala de colegas e superiores, por exemplo, é fundamental. O Uso do cumprimento: bom dia, boa tarde, até logo também são essenciais ao bom convívio, seja você o agente motivador e modificador, caso esses exemplos ainda não existam. Com o tempo você irá ver crescer ao seu entorno novas e motivadoras atitudes. - Respeite hierarquias
É preciso estar bem informado em relação às hierarquias da empresa e respeitá-las, mesmo que não concorde.